Alimentos essenciais para uma dieta anti-inflamatória
Ao adotar uma dieta anti-inflamatória você reduzirá o risco de doenças cardiovasculares, diabetes (tipo II), hipertensão, e até mesmo alguns tipos de câncer. Saiba quais são os alimentos essenciais para uma dieta anti-inflamatória e que trazem muitos benefícios para uma boa saúde.
Ao desinflamar o corpo, você poderá reduzir ou acabar com a ansiedade, depressão e alguns sintomas emocionais ligados à tristeza. E é claro, você estará combatendo a obesidade.
Um corpo inflamado ocasiona uma série de incômodos que impedem que você tenha uma vida equilibrada, tais como: falta de energia, mau funcionamento do intestino, pele oleosa e, olheiras.
E claro, para você combatê-los, é necessário adotar uma alimentação saudável, rica em alimentos antioxidantes e gorduras boas;
Conheça agora, alguns destes alimentos que não podem faltar nas suas refeições
Conteúdo
ToggleAlimentos anti-inflamatórios
Abacate
Possui alta concentração de fibras, ajudando no funcionamento do intestino. É riquíssimo em glutationa, um poderoso antioxidante. O abacate é rico em vitaminas C, E e K.
Água de coco
Abundante em vitamina C, o que a torna uma defensora do sistema imunológico. Ajuda a desintoxicar o fígado e intestino, garantindo uma pele mais bonita, saudável e com menos oleosidade.
Açafrão
Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes protegendo as células do pâncreas, melhorando a produção de insulina e regulando os níveis de glicose no sangue, o que consequentemente ajuda no controle da diabetes.
Azeite
Gordura de qualidade, extraído das oliveiras (azeitonas), rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Deve ser usado em todas as refeições, pois tem propriedades anti-inflamatórias.
O azeite deve ser extra-virgem, primeira prensa a frio, com acidez igual ou menor que 0,5%.
Cacau
Possui alta concentração de flavonoides, que é um agente natural contra doenças cardiovasculares. É utilizado na produção de chocolates, sendo indicado o consumo do chocolate 70% cacau, no mínimo, para trazer benefícios à sua saúde.
Cebola roxa
Rica em vitamina C, funciona como um antigripal. Possui quercetina, que é um flavonoide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Auxilia na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Couve
Vegetal mais nutritivo do mundo, rico em vitamina C e vitaminas do complexo B, que melhoram as funções das células de defesa, ajudando no combate a microrganismos como vírus, bactérias e fungos. Também fortalece o sistema imunológico e se torna um alimento anticancerígeno.
Grão de bico
Rico em fibras, proteínas e triptofano, matéria-prima para a serotonina.Atua na prevenção da diabetes e auxilia na sensação de saciedade e manutenção do peso corporal.
Ovos
O alimento mais completo que você pode manter na sua dieta. Possui todos os nutrientes necessários para uma saúde equilibrada, menos a vitamina C.
O consumo de ovos traz os seguintes benefícios ao seu organismo:
Contribui para aumentar a massa muscular, ajuda a memória e concentração, auxilia na perda de peso, melhora o sistema imunológico, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom, combate a anemia, previne o envelhecimento precoce e mantém a saúde dos ossos e dos dentes.
Sardinha
Possui grande quantidade de ômega 3, o que ajuda o corpo no processo de desinflamação, além de melhorar a comunicação dos neurônios. Também auxilia na circulação sanguínea.
O ômega 3 é importantíssimo no combate e prevenção de algumas doenças, como Alzheimer, diabetes e fibrose cística.
Tomate
Alimento rico em vitamina C, potássio e licopeno que, juntos, favorecem o transporte do oxigênio no sangue, trazendo importantes benefícios para a saúde cardiovascular.
Considerações finais
Agora que você conhece alguns alimentos essenciais para uma dieta anti-inflamatória, você já sabe que quanto mais alimentos saudáveis e anti-inflamatórios você introduzir em suas refeições, melhores serão os benefícios à sua saúde como um todo. Prepare-se para se sentir mais bonita e bem disposta e com bastante energia.
Recomendações
Fonte: Tua saúde